quarta-feira, 11 de maio de 2022

Diretoria de Comunicação da UFMA integra todos os núcleos de produção em novo espaço

lean manufacturing (“produção enxuta”, em tradução livre) foi implantado no local pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFMA para diminuir o fator risco, integrar toda as equipes numa mesma área, aplicar conceitos de sustentabilidade, redução de consumo de ar-condicionado e energia e amenizar ainda mais desperdícios

A Diretoria de Comunicação (DCom), unidade da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, está de casa nova e passou a funcionar no mesmo prédio onde também está localizada a Editora e Gráfica da UFMA, ao lado da Casa da Justiça, na Cidade Universitária Dom Delgado. Essa mudança ocorreu com o objetivo de melhorar a estrutura da Diretoria e unir os três núcleos de comunicação da universidade: de Webjornalismo, de Redes Sociais, de Produção Audiovisual e a coordenação de Cerimonial e Relações Públicas (CRP), juntos no mesmo espaço para dar mais dinâmica e celeridade aos trabalhos.

lean manufacturing (“produção enxuta”, em tradução livre) foi implantado no local pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFMA para diminuir o fator risco, integrar toda as equipes numa mesma área, aplicar conceitos de sustentabilidade, redução de consumo de ar-condicionado e energia e amenizar ainda mais desperdícios. O ambiente é um espaço maior, mais iluminado, com conceito aberto para facilitar a comunicação, com computadores mais modernos e atualizados, garantindo mais qualidade da produtividade e mais compartilhamentos experiências, dados e conhecimentos.

A perspectiva é que a Diretoria de Comunicação possa se tornar ainda mais eficiente: desde dezembro de 2020, em que foi implantado o novo site da UFMA foram já foram publicadas 2.522 matérias até hoje no portal. Durante a pandemia, com o todo o trabalho realizado não apenas pela Diretoria de Comunicação, mas também por toda a Universidade Federal do Maranhão com seus eventos, conferências, colações de grau, aulas especiais e ações variadas virtuais, o Canal Institucional da UFMA no Youtube triplicou seu número de inscritos, saltando de seis mil para 18.171 contas.

Com a criação do Núcleo de Redes Sociais e da persona “Dona UFMA” antes mesmo da pandemia, o Instagram oficial da Universidade tem hoje 109 mil seguidores, com alcance de 85 mil contas nos últimos 30 dias, engajamento de 16 mil pessoas e 48 mil interações com as publicações oficiais. No Twitter, a conta da UFMA conta com 23 mil seguidores e no facebook há 66 mil seguidores na conta oficial. Do Núcleo de Cerimonial e Relações Públicas, aproximadamente cem eventos por ano são realizados contando com os serviços da equipe do CRP.

O superintendente de Infraestrutura, Wener Santos, contou como foi a preparação do espaço para receber as equipes de comunicação na Editora e Gráfica da UFMA. “A vinda foi justamente para deixar todos num só espaço, o que já é utilizado por muitas empresas, focando na economia e integração, facilitando o nível de trabalho. A Comunicação da universidade também está se modernizando e com todo mundo conjugado, aumenta a interação, a comunicação direta, resoluções e melhorias mais rápidas nesse novo ambiente”, enfatizou.

O vice-reitor e diretor de Comunicação, Marcos Fábio Belo Matos, comentou o sobre a mudança de espaço: “A estratégia é manter toda a comunicação junta, o diretor da Editora e Gráfica, em negociação conosco, aceitou que nós ocupássemos uma parte do espaço, que ficou bem bacana, e com essa gestão, mais integrada, esperamos poder dar mais dinâmica para as atividades de comunicação da UFMA”.

O superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira, reforçou o apoio da Administração Superior da Universidade para a comunicação. “A gestão do reitor Natalino Salgado sempre teve atenção especial com a comunicação institucional. Este novo espaço, amplo e em condições adequadas de trabalho, é uma ação no sentido de fortalecer ainda mais as atividades da Diretoria de Comunicação, que passa a atuar de modo integrado no mesmo ambiente”, analisou.

Para enviar uma sugestão de pauta à DCom basta usar o formulário divulgacao.ufma.br, ou entrar em contato pelo e-mail dcom.sce@ufma.br ou pelo WhatsApp número (98) 98408-8434.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário