sábado, 15 de janeiro de 2022

Maranhão tem quase 823 mil crianças de 5 a 11 anos aptas a vacinar contra Covid-19

 

Primeiro lote das mais de 4,3 milhões de doses da Pfizer que chegarão este mês ao Brasil já foi distribuído ao estado


Maranhão tem exatas 822.908 crianças com idade entre 5 e 11 anos aptas a vacinar contra o novo coronavírus, segundo estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a inclusão desse público no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), começaram a chegar neste mês as primeiras doses pediátricas da vacina da Pfizer. Até março, estão programadas três remessas, totalizando 19,9 milhões de doses. O quantitativo a ser enviado ao Maranhão deve cobrir a faixa etária indicada.

O primeiro lote, com 1,2 milhão de doses, desembarcou no Brasil na quinta-feira (13), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A distribuição do primeiro lote de doses pediátricas por estado e Distrito Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, seguiu o critério populacional e já foi concluída.

É importante ressaltar que as vacinas passam por um rigoroso processo de qualidade para garantir a integridade dos imunizantes, feito em tempo recorde. Após todas as etapas, os lotes são enviados às unidades federativas de forma proporcional e equivalente, considerando a quantidade de crianças de cada ente federado. Até o momento, o único imunizante aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nesse público é o da farmacêutica Pfizer.

Remessas

Na última segunda-feira (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a antecipação das 600 mil doses, aumentando para 4,3 milhões o número de doses pediátricas a serem entregues ao Governo do Brasil no mês de janeiro. Em fevereiro, a expectativa é que a Pfizer entregue mais 7,2 milhões de doses e em março mais 8,4 milhões de imunizantes. Vale lembrar também que o esquema vacinal para crianças é composto por duas doses com intervalo de oito semanas.

Em tempo: a população indígena de 5 a 11 anos do Maranhão é de 8.419 pessoa, de acordo com cálculos do IBGE. Para esse grupo, o Ministério da Saúde enviará 9.261 doses pediátricas, garantindo, assim, a imunização desse público.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário