quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Câmara reconhece atuação de 100 personalidades com entrega de medalha

Elas foram agraciadas com a mais importante honraria outorgada pelo Poder Legislativo Municipal pelos serviços prestados para melhoria da qualidade de vida da população da cidade


No ano em que completou 402 anos de existência, a Câmara Municipal de São Luís realizou, na noite desta quarta-feira (22), a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Simão Estácio da Silveira, em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade no ano de 2021 nas mais diferentes áreas de atuação na capital maranhense.

Estiveram presentes no evento, realizado no salão nobre do Villa Reale Buffet, na Avenida Holandeses, Calhau, os homenageados e seus familiares, além de autoridades, lideres eclesiásticos, empresários, militares, líderes comunitários e os vereadores, autores das indicações.

Como ocorre todos os anos, cada um dos 31 parlamentares faz a indicação de três agraciados para receber a comenda e mais sete por indicação da Mesa Diretora da Casa. No total, 100 personalidades foram agraciadas com a honraria.

Fizeram parte da mesa solene dos trabalhos, além do presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT) que presidiu a sessão: o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Celso Gonçalo de Sousa, representando o senhor Edilson Baldez das Neves; a vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD), que representou o prefeito Eduardo Braide (PODE); os vereadores Aldir Júnior (PL) e Octávio Soeiro (PODE); a desembargadora Nelma Sarney, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo.

Osmar Filho iniciou a cerimônia parabenizando os homenageados. “Esperamos que essa medalha sirva como incentivo para que estejam sempre conosco, lutando pelo desenvolvimento da nossa capital maranhense, e que o exemplo de vocês inspire toda a sociedade ludovicense”, ressaltou o parlamentar.


Em sua 25ª edição, a medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução nº 05/95 e acontece desde 2006. Ela é outorgada a pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira que, em decorrência da prestação de serviços notáveis, seja considerada merecedora de reconhecimento especial pelo Poder Legislativo de São Luís.

A honraria, que leva o nome do fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, é a mais alta distinção outorgada pela Casa de Leis. Os nomes dos agraciados foram aprovados, por unanimidade, pelo plenário em sessões legislativas ao longo dos meses de novembro e dezembro.

O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) fez a indicação da medalha ao secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão, que se sentiu lisonjeado com o reconhecimento pelo seu trabalho. “A atuação do secretário à frente da pasta merece reconhecimento”, frisou Gutemberg.


Já JoelMistokles Luis da Silva de Macedo Vale, morador do bairro São Bernardo, que cantava nos ônibus para pagar a faculdade de medicina, recebeu a comenda por indicação do vereador Paulo Victor (PCdoB).

“Estou homenageando alguém que virou exemplo de perseverança e superação de barreiras sociais e econômicas para atingir os objetivos de vida”, declarou Paulo Victor.

O soldado PM Adriano da Silva Brito, lotado no 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) foi agraciado com a comenda, por iniciativa do vereador Aldir Júnior (PL). “Estou agraciando alguém que se dedica diariamente para levar segurança à sociedade”, disse Aldir Júnior.


A lista de homenageados inclui médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos e políticos de destaque, além de personalidades que tenham colaborado para o engrandecimento da cidade.

Fonte: Câmara Municipal de São Luís



Nenhum comentário:

Postar um comentário