segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Eduardo Braide entregou 52 novos ônibus nesta segunda feira (06)


O prefeito Eduardo Braide entregou 52 novos ônibus para fortalecer o sistema de transporte urbano da capital. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (6), na Praça Maria Aragão, Centro, como parte das comemorações pelos 409 anos de São Luís. Todos os ônibus incorporados ao Sistema Municipal de Transporte entraram em operação imediatamente, incrementando as linhas que circulam pelas regiões Itaqui-Bacanga, Zona Rural 1 e 2, São Cristóvão, Turu, entre outras. Com estes investimentos, a Prefeitura melhora a qualidade do serviço prestado à população.  

“Estamos entregando hoje mais 52 ônibus novos para melhorar o transporte público da nossa cidade, atendendo a demandas antigas de áreas como Liberdade, Pedra Caída, Zona Rural e área Itaqui-Bacanga. Com isso, vamos substituir veículos antigos e ampliar a frota, garantindo transporte mais confortável para os usuários. Todos os ônibus entregues contam com elevadores para a acessibilidade de pessoas com deficiência e ar condicionado, que serão ligados assim que as condições sanitárias permitirem. Esse incremento vai garantir mais conforto e mais qualidade para os usuários, além de mais segurança com a diminuição da aglomeração no transporte, algo fundamental neste momento de pandemia”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, ocasião em que anunciou que, a partir da quinta-feira (09), começa a circular o Rapidão Itaqui-Bacanga.


A vice-prefeita, Esmênia Miranda, afirmou que é mais um investimento que vai contribuir para desafogar o transporte público de São Luís . “A gestão atual tem trabalhado para resolver os principais problemas do dia a dia da população e transporte público de qualidade, o que é fundamental para uma cidade avançar. Já são 80 novos ônibus entregues desde o começo do ano, substituindo veículos que tinham mais de 10 anos de circulação e ampliando nossa frota, que agora passa de 700 veículos. Estes novos ônibus vão atender bairros que têm grande concentração populacional, que dependem do serviço para se deslocarem pela cidade, e que estavam com carência de transporte público”, disse.

Novos veículos

Os 52 novos veículos são equipados com ar-condicionado, que serão ligados quando as condições sanitárias permitirem, devido às medidas de prevenção à Covid-19. Enquanto isso, os ônibus circularão com as janelas abertas. Os veículos possuem três portas que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, sendo ideais para o uso nos cinco Terminais de Integração da cidade.


Os ônibus entregues nesta segunda-feira (06) pelo prefeito Eduardo Braide irão reforçar a frota das linhas que circulam na área Itaqui-Bacanga, Zona Rural 1 e 2, Turu, Cohama, Vinhais, São Cristóvão, Liberdade, Bequimão, Pedra Caída, entre outros bairros.  

O secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Cláudio Ribeiro, informou que a entrega desta quinta-feira vai melhorar a situação dos bairros onde a população cobra há muito tempo melhorias no sistema de transporte urbano. “Estas são regiões de grande adensamento populacional e onde a população cobra há muito tempo melhorias no sistema de transporte urbano, que agora chegam por determinação do prefeito Eduardo Braide. Esta entrega é mais uma de outras que serão feitas como parte das ações planejadas para melhorar o sistema de transporte urbano de São Luís. A meta é 100 novos ônibus até o fim deste ano”, comentou.  

Os veículos são adaptados para garantir acessibilidade com elevadores para uso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Todos os ônibus que estão sendo entregues na gestão do prefeito Eduardo Braide já vêm com todas as ferramentas de acessibilidade como elevadores, cinto de segurança, sinalização dos bancos amarelos. A Prefeitura de São Luís vem mostrando, de fato, que está investindo em um sistema de transporte público inclusivo e acessível”, explicou o secretário Municipal Extraordinário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga.

Renovação da frota


Os 52 novos ônibus incrementarão a frota do transporte público de São Luís, que atualmente é de 708 veículos. Desde o início do ano, a Prefeitura de São Luís já colocou em circulação um total de 80 novos ônibus, renovando e modernizando a frota, para garantir mais conforto, acessibilidade e segurança aos passageiros do sistema urbano de transporte coletivo.  

Acompanharam o prefeito Eduardo Braide durante a entrega dos novos ônibus, os vereadores Gutemberg Araújo (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís; Octávio Soeiro (Podemos); Ribeiro Neto (PMN), Álvaro Pires (PMN); Marlon Botão (PSB); Domingos Paz (Podemos) e Daniel Oliveira (PL).


Também estiveram presentes, os secretários municipais de Administração, Diego Rodrigues; de Governança Solidária e Orçamento Participativo, Pavão Filho; de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso Júnior; de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; o secretário adjunto de Comunicação, Igor Almeida; e o presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Júnior.

Fonte: Daniel Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário