sexta-feira, 29 de abril de 2022

Fim de semana terá eclipse solar e Mercúrio visível a olho nu; confira horários

Mercúrio estará em seu ponto mais distante do Sol nesta sexta-feira (29)

O fim de semana será agitado para quem gosta de observar o céu noturno. Nesta sexta-feira (29), assim que o Sol se pôr, será possível observar o Mercúrio em seu maior alongamento oriental — momento mais distante da nossa estrela central a partir das 17h42.

Já na tarde de sábado (30), acontece um eclipse parcial do Sol, quando apenas uma parte da estrela é encoberta pela Lua. Contudo, o fenômeno não será visível em nenhuma região do Brasil.

Eclipse solar

A boa notícia, contudo é que Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, irá realizar uma live para transmitir o eclipse parcial do Sol. A transmissão pelo ON começará às 15h do sábado e você pode acompanhar clicando aqui.

O fenômeo será visível na parte sul da América do Sul, partes da Antártica e parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Somente o extremo sul da América do Sul terá mais de 40% do disco do sol encoberto e com o máximo de 54%.

Mercúrio visível

Mercúrio é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar. Nesta sexta-feira, a visibilidade do planeta atingirá seu pico — o que permite que seja possível observá-lo a olho nu. Basta procurá-lo na linha do horizonte.

Esse momento raro é possível porque Mercúrio estará em seu momento orbital mais distante do Sol. Isso ocorre a cada 87 dias (tempo que leva para dar a volta no Sol).

Outros eventos

Nenhum eclipse solar poderá ser visto no Brasil em 2022. Mas, para compensar, o único eclipse da Lua deste ano, que vai ocorrer de 15 para 16 de maio, será um eclipse total e totalmente visível em todo o Brasil.

E, em outubro do ano que vem, haverá eclipse anular (quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, mas não está perto o suficiente para ocultar todo o disco solar) do Sol visível no Brasil!

Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário