terça-feira, 14 de dezembro de 2021

UFMA realizará cerimônia de entrega do Mérito Cultural a 20 personalidades, nessa sexta-feira, 17

Pela primeira vez na história, a Universidade Federal do Maranhão vai conceder, nessa quinta-feira, 17, às 18 horas, no auditório central da Universidade, com transmissão ao vivo pelo Canal Institucional no YouTube,  a honraria Mérito Cultural.
Nesta edição, serão homenageadas 20 personalidades por suas notórias contribuições à cultura no estado em diversos segmentos culturais, como literatura, música, teatro, artes plásticas e cultura popular. “O mérito cultural é uma iniciativa pioneira da UFMA para reconhecer pessoas, ligadas à Universidade ou não, que contribuem efetivamente para o fortalecimento da arte, da cultura e do conhecimento no Estado do Maranhão”, afirma o vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA, Marcos Fábio.
A honraria é concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que se destacam por relevantes atividades ou trabalhos prestados ao desenvolvimento da cultura em qualquer das suas áreas. Está previsto no Estatuto da UFMA relativo ao título ‘Das Dignidades Universitárias’.
“Em um estado de forte tradição cultural como o Maranhão, é difícil premiar vinte nomes apenas, quando muitos são merecedores dessa honraria. No entanto a UFMA se congratula com esses agora indicados, por reunirem todos os requisitos que os fazem grandes representantes da cultura maranhense. A história por todos construída é digna do nosso reconhecimento e aplausos”, diz o reitor Natalino Salgado.
Lista dos homenageados
Américo Azevedo Neto
Antônio Francisco de Sales Padilha
Deusamar Rocha dos Santos
Dileusa Dinis Rodrigues (Dila)
Fernando Elias Mouchereck
Izaura Silva
Jandir Silva Gonçalves
João da Cruz Atenas
José Ribamar Neres Costa
Kátia Santos Bogéa
Lúcia Maria Pacheco do Nascimento de Carvalho
Mario Cella
Marlene Barros Ribeiro
Nerine Lobão Coelho
Pe. Luigi Risso, MSC
Pureza Lopes Loiola
Tácito Freire Borralho
Zelinda Machado de Castro e Lima
Homenageados Mérito Cultural in Memoriam
Antonio Pereira da Costa
Maria Michol Pinho de Carvalho
Alguns desses homenageados terão um pouco da sua história e trajetória apresentadas durante o programa Faixa Nobre, especial Mérito Cultural, que vai ao ar desde hoje, 13, até a sexta-feira, 17, sempre às 20h30, na TV UFMA — o seu canal de ideias. Sintonize na TV UFMA no canal aberto 16.1 digital, na NET/Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16. Acesse também o novo site da TV UFMA.

Fonte: Diego Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário