quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Vereadores e servidores da Câmara se manifestam sobre o Dia do Servidor Público

Uma ação alusiva à data será realizada na Casa nos próximos dias


Hoje, 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público. Nesta data, são celebrados os profissionais que têm o compromisso de servir à população com presteza e urbanidade. Vereadores da Câmara de São Luís aproveitaram a data para se manifestar sobre a relevância dos servidores públicos para a sociedade e parabenizá-los. Já servidores da Casa explicaram como é trabalhar na prestação de serviços à comunidade.

Um dos parlamentares que repercutiram a data foi o vice-presidente da Câmara, vereador Gutemberg Araújo (PSC). Na oportunidade, ele comentou que os servidores públicos são essenciais para a sociedade e assumiu um compromisso com os profissionais da Casa.

“Faço reverência e referência ao trabalho de todos os servidores públicos, pois eles são essenciais para o funcionamento efetivo da máquina pública. Especialmente aos servidores do Município e da Câmara, gostaria de deixar meu abraço. Eles têm função importantíssima para o desenvolvimento da Cidade. Aos profissionais da Casa, quero deixar registrado meu respeito e admiração. Parabéns a todos! Dentro das minhas possibilidades, forças e energias, farei o possível para que os servidores da Casa tenham uma qualidade de vida melhor”, disse Gutemberg Araújo.

Outro parlamentar que se manifestou foi Marlon Botão (PSB). Ele comentou que o serviço público é fundamental para a garantia dos direitos e que esses profissionais são indispensáveis à sociedade.

“O serviço público, especialmente numa cidade marcada pela desigualdade social como São Luís, é essencial para a vida das pessoas. É só por meio dele que muitos cidadãos têm direitos básicos assegurados, como o acesso à saúde, à educação etc. Os servidores, nesse contexto, também são indispensáveis, porque eles estão em contato direto com a sociedade. Os servidores são os responsáveis por fazer a máquina pública funcionar. Sem eles a nossa cidade estaria parada”, comentou Botão.

O vereador socialista brasileiro também agradeceu aos servidores da Casa pelo trabalho desenvolvido e deixou registrado o reconhecimento que tem por eles. “Os servidores da Câmara desempenham um serviço essencial para São Luís. É o trabalho deles que garante a boa condução das nossas sessões, locais em que discutimos as soluções para os problemas da cidade. É um serviço de bastidores que quase não é visto pela população, mas que é vital para o funcionamento da Casa. Sou muito grato e reconheço o valor de todos os servidores da Casa. Eles merecem todas as homenagens”, assinalou Botão.

Na oportunidade, o parlamentar ainda se posicionou sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 32/2020, em tramitação no Congresso Nacional, que muda regras para futuros servidores e altera organização da administração pública.

“Eu sou absolutamente contrário a essa PEC acintosa que visa, como tem sido de praxe do governo atual, tirar direitos conquistados ao longo de décadas pelos trabalhadores brasileiros, mexe na progressão e promoção dos servidores e até na aposentadoria. Os servidores públicos são fundamentais para o nosso país. Eles devem ser valorizados e não precarizados como propõe a gestão Bolsonaro”, disse Marlon Botão.

Servidores do legislativo municipal também repercutiram o 28 de outubro e abordaram o papel do servidor público na sociedade, bem como comentaram a experiência de trabalho na Casa e expectativas em relação à instituição. Um deles foi Iago Marques, analista legislativo lotado do Departamento de Deliberação há um ano.

“O servidor público materializa os objetivos fundamentais assumidos pelo Estado brasileiro como construir uma sociedade livre, justa, solidária e promover o bem de todos. Afinal, são os servidores públicos que atendem a população do posto de saúde às cortes superiores. Vale destacar a importância dos servidores públicos concursados para a feitura de um trabalho isento de influências políticas que nem sempre se coadunam com o interesse público. Enquanto servidor da Câmara de São Luís, espero valorização para todos os servidores”, comentou o advogado.

Júlio Lima, analista legislativo lotado na Comissão de Constituição de Justiça da Casa há um ano, também se manifestou na data. O advogado informou que o sonho de se tornar servidor público foi iniciado quando era estagiário da Justiça Federal e explicou quais características são necessárias a quem deseja ingressar no serviço
público.

“O servidor deve amar o que faz e entrar no serviço público pensando em contribuir para a sociedade. Se a ambição da pessoa for apenas financeira, ela escolheu a área errada. O servidor por excelência é aquele que está disposto a bem servir o cidadão e a realizar o trabalho da melhor maneira possível, pois a atividade do servidor repercute
em toda coletividade. Quem não tem essa visão não deve enveredar por esse ramo, pois se sentirá frustrado e desempenhará um péssimo serviço”, disse Júlio Lima.

Comemoração – O Núcleo de Comunicação Organizacional da Câmara realizará lançamento nos próximos dias do Jornal Mural “Por dentro da Câmara” e sorteio de livros escritos por autores maranhenses com o intuito de
comemorar o Dia do Servidor.

A ação havia sido planejada para ser executada nesta semana. No entanto, a greve dos rodoviários inviabilizou realização do evento, pois parte dos trabalhadores do legislativo Municipal utiliza transporte coletivo para deslocamento e não conseguiria estar presente na homenagem.

Segundo a técnica de Relações Públicas, Larissa Viveiros, além de celebrar o Dia do Servidor, a ação possui outros objetivos institucionais. “Queremos permitir maior integração dos servidores, valorizá-los e destacar o papel fundamental do trabalho de cada um deles para o bom funcionamento da Câmara. Também visamos ao reforço do
sentimento de pertencimento dos servidores à Casa”, assinalou.

Sobre o Jornal Mural, Larissa Viveiros explicou que ele será lançado com o propósito de ser canal de comunicação rápida e eficiente com o público interno O instrumento também permitirá aproximação e interatividade entre os servidores, bem como terá finalidades educativa, cultural e social.

A ação do Dia do Servidor contemplará ainda sorteio dos seguintes livros doados pela Equatorial: O Mulato em Quadrinhos, de autoria de Aluísio Azevedo; Tambores de São Luís, de Josué Montelo, e livros sobre histórias e lendas de São Luís, de Wilson Marques.

Fonte: Câmara Municipal de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário