quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Em celebração aos 409 anos de São Luís, prefeitura realiza programação esportiva


Esporte e lazer também fizeram parte das atividades em comemoração aos 409 anos de São Luís, celebrado nesta quarta-feira (8). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), preparou uma extensa programação com competições nas mais diversas modalidades, em uma ação que integra a política de incentivo ao esporte presente na gestão do prefeito Eduardo Braide.

Durante todo o dia, foram realizadas competições tais como natação, surf, ciclismo, basquete, voleibol, futebol, handebol e skate. O secretário Municipal de Assuntos Políticos, Márcio Andrade, acompanhou a programação, representando o prefeito Eduardo Braide, e destacou o compromisso do prefeito com a prática esportiva na cidade.


"O incentivo ao esporte integra o programa de governo do prefeito Eduardo Braide, que não mediu esforços para realizar esses eventos como forma de presentear a cidade nos seus 409 anos. Para nós é uma grande alegria poder promover essas competições que unem atletas e esportistas de diversas modalidades em eventos como estes, que só demonstram nosso potencial neste segmento”, disse o secretário municipal de Assuntos Políticos, Márcio Andrade.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Ricardo Diniz, explicou que a programação foi preparada exclusivamente para o aniversário de São Luís, e teve como objetivo incentivar as práticas esportivas para crianças, jovens e adultos.

“O prefeito Eduardo Braide tem o esporte e o lazer como políticas fundamentais no seu plano de governo. A realização de todos esses eventos, sem dúvidas, é um marco para a nossa capital que completa 409 anos. E claro que as práticas esportivas, que são uma das principais formas de inclusão social, não poderiam ficar de fora dessa festa e ficamos muito felizes que a programação tenha sido recebida de maneira positiva não só pelos atletas, mas por toda a população”, frisou o secretário.


Maratona Aquática

As competições iniciaram logo nas primeiras horas da manhã, com a realização da Maratona Aquática, na Praça do Sol, na Ponta d’Areia, a partir das 6h. Dezenas de atletas competiram no Triathlon, que conta com provas de natação, ciclismo e corrida. A premiação dos atletas foi feita pelo secretário municipal de Assuntos Políticos, Márcio Andrade.


Ainda durante a manhã, também foram realizadas outras competições nas modalidades surf, basquete, voleibol e futsal. Os eventos foram realizados na Praia do Olho d’Água, Parque do Bom Menino e na Quadra do Sabará, levando mais esporte, cultura e lazer para a população ludovicense nesta data tão especial que marca o aniversário da capital maranhense.

Troféu 409 anos

E pela primeira vez, a Zona Rural de São Luís recebeu eventos comemorativos em alusão ao aniversário da capital. O bairro Vila Itamar foi o escolhido e sediou uma competição amistosa de futebol, que contou com disputas nas modalidades masculinas e femininas.


Na ocasião, o time da Vila Itamar foi premiado com o troféu ‘São Luís 409 anos’ devido a vitória na Copa Interbairros de São Luís. O segundo lugar na competição ficou com o Itapera, time que também é da Zona Rural de São Luís. A premiação foi realizada pelo secretário Ricardo Diniz, que também na ocasião, representou o prefeito Eduardo Braide.

Incentivo ao esporte

A extensa programação seguiu por toda a tarde. No Parque do Bom Menino foram desenvolvidas atividades na modalidade handebol para crianças, de 8 a 14 anos, das comunidades do Bairro de Fátima, Coroadinho e Monte Castelo. Ao todo, cerca de 70 crianças que participam de projetos atendidos pela Semdel participaram das ações.


Já na Praça das Mercês, um dos novos cartões-postais de São Luís, a prática esportiva ficou garantida pelas competições de basquete, skate e futmesa. Na ocasião, foi realizada a 4ª etapa e final da Copa São Luís 3 x 3 de basquete, com as finais das equipes masculina e feminina. Mais de 90 atletas participaram das atividades.


No fim do dia, a praça também foi palco de uma aula de zumba para a população. Com muita animação e diversão, dezenas de pessoas se exercitaram e finalizaram o dia de atividades especiais em comemoração ao aniversário de 409 anos de São Luís.

Atletas aprovam

A ação comemorativa aos 409 de São Luís foi aprovada pelos atletas e pela população que compareceu aos eventos esportivos. Para a atleta Sara Dutra, do Triathlon, o evento idealizado durante as festividades da capital maranhense abrilhanta a festa e fortalece o incentivo ao esporte.

“A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa em uma data comemorativa para nossa cidade. Uma forma de fomentar o nosso esporte nesse momento em que a gente ainda está na pandemia. Nós, como atletas, ficamos felizes por essa data e por estarmos comemorando esse aniversário com uma festa tão bonita no esporte”, disse a atleta.

A pequena Maria Fernanda, de 12 anos, também aprovou as ações de lazer que foram realizadas no Parque do Bom Menino. “Fiquei muito feliz em passar essa tarde brincando com meus amigos. Foi muito legal poder aprender coisas novas com meus professores nesse dia especial”, disse.


Fonte: Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário