terça-feira, 25 de maio de 2021

Com apoio do Governo Federal, Base Institucional de Alcântara da UFMA será inaugurada amanhã

Dia 26 de maio será inaugurada a Base Institucional de Alcântara (BIA), um espaço da Universidade Federal do Maranhão no município de ALCÂNTARA e que abriga as ações do Núcleo Interdisciplinar, Científico e Tecnológico de Alcântara (NICTA).

O NICTA foi criado como uma proposta inovadora que pudesse atender as demandas sociais, ambientais, econômicas e tecnológicas da cidade de Alcântara, local que abriga o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e que está se transformando no Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Em relação à concepção e execução dos projetos, o Núcleo possui importância estratégica para promover encontros entre a academia, os representantes das comunidades (regional, nacional e internacional) e empresas, interessados no desenvolvimento e crescimento econômico e sustentável de Alcântara. Ainda, o NICTA é perfeitamente adequado para alocar laboratórios de ensino, pesquisa e extensão para docentes e discentes. 

O NICTA contribui para apoiar e fortalecer outras áreas estratégicas (como robótica, internet das coisas “IoT”, inteligência artificial, manufatura digital, sistemas espaciais entre outras). Portanto, o referido Núcleo torna-se o elo entre a comunidade, o CEA e as demais instituições que venham a se instalar no município. Com a perspectiva de Portos e Linhas férreas, formando um blockchain em quatro dimensões, permitindo a realização de projetos tecnológicos e a captação de recursos direcionados a consolidação do PDI-CEA e o desenvolvimento da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário