sexta-feira, 9 de abril de 2021

Rede de assistência da Covid montada pela Prefeitura salva vidas e registra histórias de recuperação em São Luís

A rede de assistência à saúde da Covid-19, montada por determinação do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem apresentado resultados eficazes em pacientes de São Luís. Além da recuperação bem-sucedida de pacientes, a rede do Município salva vidas e registra histórias de recuperação. 

Uma destas é a da dona de casa Elsalina Pires Figueiredo. No dia 24 de março deste ano, ela começou a sentir os sintomas da Covid-19. A família buscou ajuda especializada na rede pública municipal que, imediatamente, deu o diagnóstico da aposentada que estava com a doença. 

Apresentando os sintomas mais severos da doença, a dona de casa foi internada na Unidade Mista do Bequimão, uma das unidades de referência contra a Covid-19 na capital. Foram longos os dias de acolhimento, em que, somados à fé e a religiosidade da idosa e, principalmente, ao tratamento, o carinho dos cuidadores e de toda a equipe médica e de enfermeiros que atuaram na assistência, foram fundamentais para a recuperação plena da paciente. 

“Quero externar minha alegria em ter minha mãe de volta, e mais alegria ainda por saber que Deus envia anjos para cuidar de nós aqui na terra. Vocês, desde o porteiro, serviço social, psicólogos, técnicos, enfermeiros, maqueiros, médicos e administrativo do Hospital do Bequimão foram esses anjos”, disse o filho de Elsalina, Leonardo Araújo, que é professor. 

O filho da então paciente completou e pediu proteção aos profissionais de saúde que estão no combate à doença. “Aqui de fora só nos resta rezar muito e pedir a Deus que essa pandemia acabe e, mais que isso, que vocês tenham força e saúde para desempenhar com tamanho amor e dedicação essa missão de cuidar das pessoas. Muito obrigado mesmo. Vocês são nota 10. Deus abençoe e recompense a todos!”, disse Leonardo. 

A recuperação começou a ocorrer uma semana após a internação e os resultados foram satisfatórios. “Ela [Elsalina] começou a reagir novamente, a dar sinais de recuperação e isso foi animando a família, os médicos e outros colaboradores”, disse Leonardo. Atualmente, a dona de casa está em casa e junto da família. “Agradeço aos médicos e, principalmente, a nossa rede de atendimento do Município”, disse Elsalina.

Atenção e carinho

Além da Unidade Mista do Bequimão, outro local de assistência para a Covid-19 é o Hospital da Mulher, situado na Avenida dos Portugueses, também referência no tratamento da doença na cidade. Um dos pacientes com resultado positivo na assistência foi Cervilio José Macalai Neto. 

Ele deu entrada no local no dia 26 de março deste ano e apresentou sintomas graves. No entanto, a equipe de apoio à doença na unidade prestou toda assistência necessária para a recuperação. O paciente recebeu alta no dia 2 de abril deste ano.

“Fomos muito bem atendidos. Eu queria agradecer muito aos profissionais, foram todos muito atenciosos, muito cuidadosos. As pessoas foram além de profissionais na minha opinião, porque foram muitos gentis, não tenho o que reclamar do atendimento”, disse Juliana Tavares, esposa de Cervilio. 

Para Cervílio, a recuperação é o grande passo para a retomada da rotina. “Estou bem melhor, fazendo fisioterapia, quero também deixar claro que fui muito bem atendido, satisfeito com tudo”, afirmou. 

As duas unidades têm sido referências no tratamento de pacientes Covid em São Luís e contam com leitos de UTIs, clínicos e de suporte avançado.

Fonte: Redação Agência (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário