segunda-feira, 22 de março de 2021

Mais 214.050 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegam ao Maranhão

O Ministério da Saúde coordenou, sábado (20) e domingo (21), a distribuição de mais de 5 milhões de doses de vacina covid-19 para todo o país. Estados e Distrito Federal começam a receber os lotes do imunizante de forma proporcional e igualitária, junto com as indicações do público-alvo de cada fase da campanha, segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Maranhão está recebendo mais 214.050 mil doses da vacina do Instituto Butantan e da AstraZeneca – as primeiras produzidas no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o Sétimo Informe Técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) divulgado pela pasta, a nova remessa vai atender profissionais de saúde e idosos entre 70 e 74 anos.

As doses do imunizante da AstraZeneca devem ser direcionadas para imunizar comunidades ribeirinhas e quilombolas. Essa estratégia foi definida considerando o prazo maior para a aplicação da segunda dose do imunizante da Fiocruz, que possui um intervalo de 12 semanas entre elas, facilitando o cumprimento do esquema vacinal em locais de difícil acesso.

Confira aqui mais informações no Sétimo Informe Técnico.

SEGUNDA DOSE

Nesta etapa de distribuição, as doses produzidas pelo Instituto Butantan deverão ser usadas pelos estados como primeira dose, na sua totalidade. A recomendação vem após a garantia da estabilidade de entregas semanais das remessas de vacinas com produção nacional e matéria-prima (IFA) importada. Essa estratégia vai possibilitar a aceleração da vacinação dos grupos prioritários no Brasil e redução dos casos graves.

SOMOS UMA SÓ NAÇÃO

Desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação, o Maranhão já recebeu 631.640 doses de vacinas covid-19 – mais de 338,3 mil foram aplicadas até o dia 16 de março.

O Ministério da Saúde já coordenou nove pautas de distribuição de vacinas desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento, foram enviadas a todas as Unidades Federativas (UFs) mais de 29 milhões de doses de imunizantes – mais de 13 milhões já foram aplicadas em grupos prioritários. A vacinação no País pode ser acompanhada pelo LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde abastecida pelos estados e municípios.

Para o mês de março, o cronograma enviado à pasta pelos laboratórios, sujeito a alterações de acordo com a produção das vacinas, prevê a entrega de um total de 30 milhões de doses: 23,3 milhões do Instituto Butantan, enviados em remessas semanais e distribuídas na mesma periodicidade; 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida na Fiocruz; e mais 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante adquiridos via consórcio Covax Facility.

Por Daniel Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário