terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Começa a vacinação contra a Covid-19 em São Luís

Começa a tão “sonhada” campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, e como o prefeito Braide falou, “Estamos prontos”.

O prefeito Eduardo Braide sendo entrevistado.

Na manhã de hoje, o secretário municipal de saúde, Dr. Joel Nunes, concedeu entrevista exclusiva ao Blog Ilha Rebelde, onde relata ser um momento importante para a população, e ao mesmo tempo, nos trás uma importante recomendação para vencermos de vez a pandemia do novo coronavírus.

Dr. Joel, qual é o sentimento de começar a primeira vacinação da Covid-19 em São Luís?

Os sentimentos se misturam nesse momento, de gratidão, de esperança, de muita fé acima de tudo, de que as coisas realmente agora vão começar a melhorar, e a gente fica muito feliz de poder participar de tudo isso de maneira tão ativa, e ser testemunha ocular da história.

Qual é o total de doses que serão aplicadas inicialmente?

Nós recebemos do governo do estado via ministério da saúde, o quantitativo de 13.286 doses, então com isso, conseguiremos imunizar 13.286 pessoas, já com a garantia da segunda dose para daqui há 21 dias.

Surgiu entre a blogosfera, a dúvida de qual foi o critério que o governo do estado utilizou para fazer essa divisão. Foi proporcional? São Luís ficou com mais doses, ou menos doses? Como foi isso?

Não tivemos acesso a essa informação, mas imaginamos que pela estimativa, foi por cálculo proporcional de população.

Qual foi o total que o governo do estado recebeu?

Salvo engano cento e vinte e três mil e alguma coisa.

Qual a recomendação que o senhor dá, apesar de ter chegado a vacina? Há um sentimento de tranquilidade nas pessoas, mas qual é a mensagem que o senhor passa à população para continuar se protegendo?

Talvez essa seja a pergunta mais importante e a resposta mais importante nesse momento! A vacina chegou, mas ela não resolve as coisas da noite pro dia. Nós teremos meses em que precisaremos ter todos os cuidados que estamos tendo, uso de máscara, lavagem das mãos, o uso do álcool em gel, isso é fundamental para que possamos, ao fim de alguns meses, aí sim, está tranquilo e livre da Covid-19.

Técnica de Enfermagem, Domingas Ramos Alves, 49 anos, homenageando a todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

Em São Luís, a primeira pessoa a ser vacinada e dar o pontapé inicial no Socorrão I. foi a Técnica de Enfermagem, Domingas Ramos Alves, 49 anos, homenageando a todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia. O Centro Municipal de Vacinação começa a funcionar logo mais, às 14 horas, no Multicenter Sebrae.

Assista ao vídeo do momento da vacinação de uma das primeiras pessoas:




Fonte: Blog Ilha Rebelde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário