quinta-feira, 23 de julho de 2020

Pós-Graduação em Enfermagem celebrará aniversário de dez anos com programação até dezembro

Vídeo: Metrô presta homenagem para profissionais de enfermagem
SÃO LUÍS – Em alusão aos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Maranhão, a coordenação do Programa, em parceria com professores, estudantes, e técnicos administrativos, promoverá palestras sobre as conquistas e os desafios da profissão, além de homenagens e uma missa em ação de graças. A programação será transmitida na plataforma Google Meet e ocorrerá durante todo o segundo semestre de 2020.
História do Mestrado
Fruto do trabalho dos docentes do Departamento de Enfermagem, do apoio institucional e de parcerias fundamentais para sua organização e implantação, o Mestrado em Enfermagem foi instituído por meio da Resolução nº 771-Consepe, de 30 de julho de 2010, sendo o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem criado no âmbito do Estado do Maranhão.
Hoje, soma oito turmas concluídas, duas em andamento, 84 enfermeiros mestres oriundos de vários municípios maranhenses e de outras partes do país. O programa de pós-graduação forma profissionais com perfil desejado para o enfermeiro, com conhecimento inovador baseado em evidências científicas.
“Esses profissionais, com sua qualificação, tiveram a oportunidade de realizar seus sonhos, de melhorar sua inserção no mercado de trabalho, galgar nível mais elevado de qualificação e contribuir para melhores condições de vida da população maranhense e brasileira”, frisou a coordenadora do Programa, Lena Fonseca.
Para ela, os resultados evidenciam o cumprimento dos objetivos do PPGENF de qualificar enfermeiros capazes de atender às necessidades individuais e comunitárias.
“Por meio do exercício do cuidado, das atividades acadêmicas e de gestão, da promoção e do desenvolvimento de competências para a pesquisa, da formação de lideranças e do investimento na produção do conhecimento, o mestrado contribui para o desenvolvimento de uma prática profissional voltada para a busca de soluções para a população com repercussões para a assistência à saúde”, ressaltou.
Programação
30 de julho
15h – Live - conferência de abertura Programas de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste: Conquista e Desafios, ministrada pela coordenadora da Área de Enfermagem da CAPES, Cristina Maria Parada.
19h – Missa em Ação de Graças na Paróquia São Cristóvão, Av. Guajajaras S/N, com participação de até 70 pessoas, para atender às normas regulamentadoras do distanciamento social. Transmissão ao vivo no Youtube. Quem tiver interesse em acompanhar a missa presencialmente deverá confirmar presença aqui.
27 de agosto
30 de setembro
Como publicar em revistas de excelência! - Ana Fátima Fernandes, editora da RENE.
Aspectos fundamentais para publicação de artigos em periódicos - Dulce Barbosa, editora da REBEN
Como relacionar indicadores bibliométricos e o qualis? - Antônio José de Almeida Filho, editor da Revista Anna Nery. 
30 de outubro
15h – Live Ano Internacional da Enfermagem: reconhecimento e alerta para melhores condições de trabalho com o professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, câmpus Macaé, Ítalo Rodolfo Silva. 
30 de novembro
18 de dezembro
9h – Live conferência de encerramento O construir de um pesquisador em Enfermagem: Desafios e Conquistas, ministrada pela vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Alacoque Lorenzini Erdmann.
10h – Inauguração da Galeria das Coordenadoras e vice-coordenadoras nos 10 anos do PPGENF e Lançamento do Livro 10 Anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
11h – Homenagem aos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário