sábado, 30 de maio de 2020

Natalino Salgado participa de live sobre a Universidade e o HU-UFMA no enfrentamento à pandemia

SÃO LUÍS – Na manhã desta sexta-feira, 29, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, participou da live no Instagram do cardiologista Joel Nunes Júnior, na qual foi tratado o “Papel do Hospital Universitário e da UFMA no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
O reitor frisou a competência da equipe do Hospital Universitário, uma vez que houve a observação e o planejamento de ações de enfrentamento à pandemia. “A doença não está controlada no Brasil. O HU já vinha se organizando, promovendo treinamentos e capacitações como, por exemplo, a proteção individual dos profissionais”, explanou, em um de seus comentários.
Já o cardiologista, que também é coordenador da Residência de Clínica Médica do HU, complementou que os treinamentos e a qualidade dos equipamentos adquiridos fazem muita diferença nos cuidados com os pacientes, além de destacar a competência do corpo clínico, que desenvolveu rígidos protocolos de cuidados aos pacientes com a Covid-19.
Entretanto as medidas de enfretamento à Covid-19 não se restringiram apenas ao Hospital Universitário. Toda a UFMA se mobilizou em prol disso. Mais de 30 projetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos sobre o novo coronavírus, fabricação de máscaras com filtro, produção de álcool em gel, Projeto Máscaras pela Vida, ações sociais e lives educativas são algumas medidas tomadas pela Universidade em tempos de distanciamento social.
O reitor acrescentou que, apesar da suspensão das atividades presenciais, os colaboradores da UFMA estão produzindo ciência com as ferramentas possíveis, visto que a comunidade científica trabalha de forma colaborativa, buscando não só a vacina, mas também medicamentos que possam auxiliar no tratamento da doença.
Saiba Mais
Joel Nunes Júnior é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do HU-UFMA e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRMMA). Atualmente, é membro efetivo e pesquisador da Liga Acadêmica de Assistência Materno-Fetal e membro efetivo, pesquisador e presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Experimental do Maranhão (Lacema).
O professor Natalino Salgador, atual reitor da UFMA, também foi diretor geral do Hospital Universitário entre os anos de 1997 e 2007, ocasião na qual o HU-UFMA tornou-se um hospital de ensino e referência nacional em alta complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário