sexta-feira, 6 de março de 2020

Prefeitura de São Luís amplia horário de atendimento nas unidades de saúde

A Prefeitura de São Luís, com ênfase no suporte à atenção primária, amplia os atendimentos nas unidades de saúde administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Além da extensão, de segunda a sexta-feira, em uma hora (das 8h às 18h), a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior também abrirá centros de saúde aos sábados, das 7h ao meio-dia. A medida será valida de forma oficial a partir deste sábado (7) e soma-se a um conjunto de ações da gestão municipal voltada para a saúde, a exemplo da reforma e ampliação de mais de 20 unidades de saúde da capital, algumas já entregues. 
A medida é permanente e tem como base o programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, lançado em maio do ano passado e que permite o acesso de mais pessoas a procedimentos de rotina, como exames e consultas, a partir da flexibilização do horário de atendimento. Profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e membros dos setores administrativos estarão mobilizados. "Esta é mais uma importante medida em benefício da população. Temos, com recursos próprios e com parcerias, feito muitos investimentos nesta área, ampliando e qualificando os serviços ofertados na rede de saúde do município. Temos avançado e estamos trabalhando para avançar ainda mais", disse o prefeito Edivaldo. 
Em março, mês do início da ampliação, 12 unidades de São Luís terão atendimento estendido. São elas: Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (no Anjo da Guarda), Centro de Saúde São Raimundo, Unidade de Saúde da Família do São Francisco, Centro de Saúde Cohab Anil, Unidade Básica de Saúde Cintra (Anil), Centro de Saúde Santa Bárbara, Centro de Saúde Turu, Centro de Saúde Vila Nova, Centro de Saúde Fabiciana Moraes (Habitar Nice Lobão), Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab), Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis (Cidade Olímpica I) e Centro de Saúde Vila Bacanga que será entregue em breve após ampla reforma. Gradativamente, outras unidades serão contempladas. 
A meta é ofertar toda a rede de atendimento. “São Luís será uma das capitais que se tornará referência no atendimento básico. O poder público, na gestão do prefeito Edivaldo, disponibiliza um serviço diferenciado e de qualidade ao usuário que, porventura, não tenha tempo de ser atendido durante a semana”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.
O gestor enfatiza ainda que, com a ampliação do horário de atendimento, a população poderá ter acesso – além de consultas e exames – ao recolhimento de materiais para análise laboratorial, a aplicação de vacinas, o recebimento de curativos e de serviços odontológicos. Com isso, a Semus contemplará o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pela sua principal porta de entrada. Além destas metas, a Semus, em parceria com entes estaduais e federais, visa descentralizar os serviços de urgência e emergência nos fins de semana. 
ENDEREÇOS DAS UNIDADES DE SAÚDE COM HORÁRIO ESTENDIDO EM MARÇO
Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa
Endereço: Avenida Principal, sem número, Anjo da Guarda
Centro de Saúde São Raimundo
Endereço: Vila Mauro Fecury, sem número, bairro São Raimundo
Centro de Saúde do São Francisco
Endereço: Rua das Paparaúbas, Quadra 13, Lote 31, bairro São Francisco
Centro de Saúde Cohab Anil
Endereço: Rua 4, Sem número, Conjunto Cohab Anil I
Unidade Básica de Saúde Cintra
Endereço: Rua da Companhia, nº 1, Anil
Centro de Saúde Santa Bárbara
Endereço: Rua Principal, nº 180. Santa Bárbara
Centro de Saúde Turu
Endereço: Avenida Celso Coutinho, sem número. Bairro Turu
Centro de Saúde Vila Nova
Endereço: Praça Raimundo Sousa Gomes, sem número. Bairro Vila Nova
Centro de Saúde Fabiciana Moraes
Endereço: Rua 3, Quadra 7, sem número. Conjunto Habitar Nice Lobão
Centro de Saúde Genésio Ramos Filho
Endereço: Rua Coronel Vieira, sem número, Cohab Anil IV
Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis
Endereço: Avenida 4, Quadra 36, Casa 11, Bairro Cidade Olímpica I

Nenhum comentário:

Postar um comentário