sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

UFMA: Enfim...instalações do Câmpus de Balsas funcionarão já no início do ano letivo 2020.1


BALSAS – A equipe da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFMA, Wener Santos, Geovani Bezerra, Ronaldo Amorim e Fabio Costa estiveram no câmpus de Balsas com o objetivo de auxiliar a diretora Gisélia Brito com a transferência da unidade para o novo endereço. Atendendo às demandas Sul Maranhense, o câmpus que engloba as engenharias Ambiental, Civil, Elétrica e Mecânica localiza-se, agora, na BR 140, Km 4, do município balsense.
“Fomos dar suporte para a Diretora Gisélia na transição do câmpus de Balsas, localizado em um prédio cedido pela prefeitura municipal, para o novo endereço. Fizemos um check list para saber o que o câmpus de Balsas precisa e quais materiais a Cidade Universitária pode enviar para contribuir nessa mudança e atender às demandas locais”, contou o superintendente de infraestrutura Wener Santos
Segundo ele, o vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique, recebeu a comitiva da UFMA e auxiliou no planejamento da mudança, contribuindo com o suporte técnico e transporte.
Nova estrutura
A equipe reuniu-se, também, com o secretário da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, Raimundo Rui Barbosa Arruda, para a entrega da Licença Única Ambiental (LUA), e com o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Balsas, José Roberto.
“Além da licença para executar futuras construções no câmpus, foi realizado um trabalho em conjunto com a equipe técnica do SAAE para avaliar a condição da água do poço artesiano existente no câmpus, que está passando por um serviço de limpeza e desinfecção. Também está em andamento, a construção da via de acesso”, frisou.
O novo câmpus de Bacabal contempla três prédios distribuídos entre centros administrativos, salas de aulas com capacidade para 60 estudantes, além de laboratórios.
Novas parcerias
Na agenda, foi possível, ainda, reunir com o Comandante do 4º BPM, Major Gilberto, para tratar de segurança para a comunidade universitária de Balsas. “A visita com a segurança pública do município visa garantir, com periodicidade, a vigilância e ronda do câmpus com policiamento preventivo, como é feito no câmpus de São Luís. A proposta mais ampla é inserir uma unidade policial em todas as unidades da UFMA”, revelou Santos.
No segmento de parceria junto à iniciativa privada com a UFMA em Balsas, foi realizado uma reunião com o Diretor-Presidente da empresa AGRO SERRA, Pedro Augusto Tizianel. “A empresa atua na produção de alimentos e biocombustíveis renováveis, cuja finalidade é aproximar as indústrias locais e instituições de ensino para que, juntos, possamos desenvolver novas pesquisas e desenvolvimento da região”, completou.
‘Confiança’ foi a palavra definida pela diretora do câmpus, Gisélia Brito, com a iniciativa da Sinfra. “A visita proporcionou a todos os colaboradores do câmpus de Balsas a segurança que precisávamos para fazermos a mudança, com a certeza que a gestão está olhando para a Universidade como um todo”, parabenizou Gisélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário