segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Virada de Ano organizada por Astro de Ogum mantém 72 anos de tradição

Resultado de imagem para reveillon praia do olho d'água

Um dos eventos da virada mais contagiantes das religiões de matriz africana realizados em São Luís está mantido e acontecerá na Praia do Olho d’Água, dia 31 de dezembro, embora em outro perímetro da faixa de areia. A mudança decorre da interdição do trecho onde costumava acontecer, devido às obras de ampliação da Avenida Litorânea.

Trata-se de um marcante e simbólico ritual de homenagens à Rainha do Mar, quando os participantes fazem seus agradecimentos relativos ao ano que se encerra e pedem proteção para o ano vindouro. Na linha de frente está o vereador Astro de Ogum, um incansável para manter essa tradição de 72 anos.

Este ano a equipe do vereador Astro se empenhou e o local fica há poucos metros de onde era realizado todos os anos.

Geralmente, os rituais, com orações e danças, estendem-se até os primeiros raios de sol do novo ano e o mar fica coberto por oferendas, incluindo objetos os mais diversos, sabonetes e muitas flores.

As homenagens à Rainha do Mar se estenderão até o amanhecer do primeiro dia do ano de 2020 numa grande demonstração de fé e compromisso com as tradições herdadas de nossos ancestrais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário