quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Futebol feminino da UFMA é vencedor do X Campeonato Estadual da Advocacia Maranhense


SÃO LUÍS - No último sábado, 14, a seleção de futebol feminino da Universidade Federal do Maranhão chegou à final do seu primeiro campeonato conquistando o título de campeã. Como convidada, a equipe da UFMA interrompeu uma sequência de três vitórias consecutivas do time favorito ao título do X Campeonato Estadual da Advocacia Maranhense, o Tutela FC da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A seleção da UFMA levou para o campo um elenco cheio de vontade e determinação, comandadas por uma comissão técnica de alta competência.
“Todas as meninas se dedicaram com muito afinco e estão de parabéns. A sensação é de dever cumprido, pois o campeonato foi bem difícil, competindo com uma equipe muito bem estruturada que é a do Tutelas. Essa é a prova de um trabalho bem programado, bem estruturado e aplicado que nos dá a certeza de colhermos frutos ainda melhores no ano de 2020”, salientou o treinador Washington Aragão Júnior.
Participando de três rodadas classificatórias, o primeiro embate ocorreu dia 9 de novembro, contra o time Capelas PM, obtendo uma vitória de 3 x 0. O segundo confronto ocorreu dia 23, no qual a seleção da UFMA perdeu de 7x1 para o Tutelas que estava em busca do seu tetracampeonato. Já no dia 30, o time da UFMA seguiu para o terceiro confronto, dessa vez, contra o Habeas Goles, vencendo a partida por 3x1, o que garantiu a vaga para a final, que novamente jogou contra o time favorito ao título, o Tutelas, no dia 14 de dezembro. Na partida final, o placar ficou empatado 1x1, o que levou a decisão para os pênaltis, resultando na vitória de 3 a 2 da UFMA em cima do Tutela.
“Recebemos essa vitória com muita alegria. Entramos em campo conscientes de que os outros times tinham mais experiência que a gente, mas, apesar do nosso time estar formado há pouco tempo, demos o nosso melhor e conquistamos o título. Acreditamos que o futebol da UFMA tem grande potencial e é nesse talento que estamos investindo para o ano que vem, como é o caso do Campeonato Universitário Nacional, para o qual estamos nos preparando”, comemorou a capitã do time, Surya Djane Silva.
Criada em 9 de julho de 2019, a seleção nasceu da vontade de alguns graduandos de diversos cursos da UFMA, em formar uma equipe nessa modalidade [futebol feminino] para competições locais e até nacionais. A iniciativa contou com apoio da coordenação de esportes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade (Proaes-UFMA), que incentivou a criação de uma comissão técnica para dar início às atividades esportivas.
“Estamos todos muito honrados com a atuação das nossas atletas e da nossa direção. O reitor Natalino Salgado e a gestão da UFMA inovaram mais uma vez criando a Diretoria de Esportes e Lazer, por meio da PROAES. Entendemos o esporte como uma das atividades carro-chefe de qualquer instituição, sobretudo, de uma universidade, pois o esporte integra, educa, forma profissionais e fomenta a cultura. Queremos, em 2020, acompanhar de perto nossos atletas e dar total visibilidade para a seleção da UFMA”, afirmou o Pró-Reitor de Assistência Estudantil (PROAES), Leonardo Soares.
Para o vice-reitor Marcos Fábio, no exercício da reitoria, a conquista desse título humaniza a Universidade e dignifica o esporte feminino como um grande potencial. “Essa é a prova da qualidade dos nossos alunos em qualquer área a qual se dedicam. Vê-las agora, chegar a esse patamar no esporte, é, para nós, uma grande emoção, visto que, atualmente, as mulheres têm tido grande visibilidade, sejam nas publicações de artigos científicos, sejam nas atividades em que elas desenvolvem”, destacou. 
As atividades realizadas pela comissão técnica são frutos de um trabalho voluntário feito por estudantes que estão se formando, na UFMA, em Educação Física e por estudantes já graduados, que fazem parcerias com os cursos de Nutrição e Psicologia. “Acreditamos que essas parcerias vão se institucionalizar ainda mais a partir do ano que vem com a nova gestão, coroando nosso trabalho com novas conquistas. O objetivo é sempre levar os ‘dons’ da Universidade ao patamar que ela merece, o de estar nos primeiros lugares. Prova de que a UFMA é muito respeitada no campo esportivo”, finalizou o treinador Washington Júnior.
Elenco da competição:
01. Fernanda Mello - Engenharia Civil
02. Surya Djane Silva - Biblioteconomia
03. Laina Sousa - Educação física
04. Karlanny Pinheiro - Letras Francês
05. Monize Marinho - Nutrição
06. Beatriz Machado - Mestrado em políticas públicas.
07. Rayssa Dos Santos Carvalho - Educação Física
08. Rayanne Silveira - Doutorado em Engenharia Ellétrica
09. Eleilde de Sousa Oliveira- Mestrado em Química
10. Jemima Bezerra Santos Machado-Enfermagem
11. Jéssica de Araújo Santos - Pedagogia.
12. Odayrla Pereira da Silva - Educação Física/ Licenciatura
13. Alexsandra Cristina - letras/espanhol
14. Olimpia Thamyres - Ciências Econômicas
15. Luzinete Silveira - Ed. Física
16. Ludmila Veras Barbosa - Ed. Física
17. Vanessa Mota de Oliveira - Ciência e Tecnologia
18. Verônica Santos - Ed. Física/ Licenciatura
19. Daffenis Rodrigues Silva - Ciências Contábeis
20. Danieli Dandara Pinto- Pedagogia

Comissão técnica:
Eliakim (técnico)
Breno (preparador físico)
Washington Jr (técnico)
Rammon (preparador de goleira)
Luís Valentin (Diretoria)
Prof.Cristianne Cardoso (Psicóloga esportiva)
Newton (psicologia)
Denner (Fisioterapia)
Prof. Marcos (Nutricionista)
Comissão técnica:
Manoel Eliakim (técnico)
Washington Júnior  (Auxiliar Técnico e preparador físico)
Breno Henrique (preparador físico)
Ramon (preparador de goleira)
Luís Valentin (Diretoria)
Prof.Cristianne Cardoso (Psicóloga esportiva)
Newton (psicologia)
Denner (Fisioterapia)
Prof. Marcos Macedo (Nutricionista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário