quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Osmar Filho visita Hospital Aldenora Bello e anuncia recursos de emenda parlamentar


O Hospital do Câncer Aldenora Bello é pioneiro no tratamento do câncer no estado do Maranhão. Acredita-se que sua inauguração ocorreu em 1958. Começou como uma fachada com um consultório, uma sala de Raio-X e uma sala de voluntárias apenas, não sendo capaz de realizar nenhum tratamento para o câncer de forma apropriada na época.
Quando o Dr. Antonio Dino e a Sra. Enide Dino, sua esposa, assumiram a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, respectivamente, iniciaram campanhas de arrecadação de recursos para a construção de um pavilhão para abrigar uma Bomba de Cobalto, aparelho que realiza tratamentos de radioterapia contra o câncer. Após inúmeras dificuldades, em Março de 1976, a Bomba de Cobalto foi instalada. Infelizmente, pouco tempo depois, o Dr. Antonio Dino veio a falecer vítima de uma parada cardíaca no dia 18 de julho de 1976.
Foi então criada a Fundação Antonio Dino com o objetivo de manter o Hospital “Aldenora Bello” em sua missão original de atendendo aos pobres e indigentes sem cobrar por seus serviços. Inúmeras conquistas foram sendo realizadas através de trabalho árduo e o apoio da comunidade.
Atualmente, o Hospital do Câncer Aldenora Bello conta com uma área de 8.145,19m², com 4444,50m² de área construída. Possui 175 leitos de internação, divididos em enfermarias clínica, cirúrgica, pediatria, UTI e apartamentos. Além disso, conta com um serviço de radioterapia e braquiterapia, que está sendo ampliado para duplicar sua capacidade de atendimento neste setor. Possui também um Serviço de Pronto Atendimento exclusivo para pacientes em atendimento oncológico.
É o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Estado do Maranhão, e conta com equipe médica que atua em todas as áreas da oncologia, além de equipe multiprofissional completa para o atendimento integral ao paciente oncológico.
Mesmo enfrentando inúmeras dificuldades ao longo de mais de 50 anos, o Hospital do Câncer Aldenora Bello segue em sua missão de prestar atendimento de excelência no tratamento oncológico a todas as pessoas que necessitam de seu atendimento.
As obras de expansão e melhoria de suas instalações estão constantemente em andamento para ampliar sua capacidade de atendimento e adequá-lo aos modelos mais modernos e eficazes de tratamento.
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), esteve nesta quinta-feira (15) visitando o Hospital Aldenora Belo e a Fundação Antônio Jorge Dino, acompanhado do senador Weverton Rocha (PDT).
Weverton foi verificar in loco os equipamentos adquiridos (sistema de videoendoscopia flexível, 36 venoscópios e lavadoras de endoscopia) com emenda parlamentar destinada para tal e reafirmar a parceria que já vinha desenvolvendo antes como deputado federal e agora como senador. “Acreditamos que esta luta deles, que já vem de décadas, é uma luta da sociedade maranhense. Só quem já viu algum amigo ou parente passando por isso sabe a dor que é ter que enfrentar uma doença terrível como essa”, destacou Weverton.
O vereador Osmar Filho anunciou recursos de emenda parlamentar de sua autoria, no valor de R$ 150 mil para o custeio da unidade de saúde. “Nós sabemos dos relevantes serviços que esta importante unidade hospitalar presta, não só em nível de São Luís, mas em todo o Estado, sendo referência para todo o país, atendendo inclusive pessoas de outros Estados”, destacou Osmar.
Acompanhado da presidente da Fundação, Enide Moreira Lima, o vice-presidente Antônio Dino Tavares falou sobre a importância das parcerias para a continuidade dos serviços oferecido pelo Hospital, que é referência no tratamento oncológico e tem como missão prestar um atendimento humanizado e de excelência aos pacientes com câncer do Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário