segunda-feira, 3 de junho de 2019

EXCLUSIVO: Wener Santos fala sobre sua candidatura a Vice-Reitor da UFMA

SÃO LUÍS - Em entrevista exclusiva ao Blog eusouemaranhao.com.br, o Professor Doutor Wener Santos, candidato a vice-reitor, apresenta seus princípios e pauta seus compromissos com a Universidade Federal do Maranhão.


Wener Santos vai concorrer à vaga de Vice-Reitor da UFMA


Fale um pouco sobre você e sua formação acadêmica?

Me chamo Wener Miranda Teixeira dos Santos, nasci em Coroatá – MA, em outubro de 1974. Tenho formação básica no Colégio Batista Daniel de La Touche; Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (2001); Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), na área de controle e otimização de processo e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2012), na área recursos naturais e meio ambiente. Sou Professor Adjunto do curso Bacharelado Interdisciplinar Ciência e Tecnologia (BICT); Pesquisador em associação com a Companhia Energética do Maranhão – CEMAR e Coordenador de atividades de pesquisa no Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR).  Tenho experiência anterior na iniciativa privada (2001-2014), atuando em projetos como Engenheiro de Processo, Gestor de Projetos e Planejamento nas empresas Acumuladores Moura S.A., Poyry Tecnologia, ARCADISlogos e ALUMAR. E ainda, Vice-Diretor Regional Maranhão-Pará da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM).

Qual será seu papel na vice-reitoria da Universidade?

Estarei à disposição para atender às demandas da nossa Universidade, respeitando as atribuições estatutárias e regimentais, bem como apoiando e colaborando com a reitoria, e substituindo o Reitor quando solicitado. Conduzir os processos institucionais, com ética e transparência, como suporte de uma gestão participativa e descentralizada. E ainda, manutenção do diálogo permanente com a comunidade universitária (técnicos, discentes, docentes e comunidade) para construção de uma universidade sustentável, pública e de qualidade. Além desse foco administrativo temos que melhorar o ranking da nossa Universidade, onde de acordo com os dados da RUF – Ranking Universitário Folha 2018, a UFMA está na 58º posição. Com isso temos que traçar uma meta para ficarmos entre as 50 melhores universidades do país.

Quais os segmentos da Universidade estão juntos nessa sua caminhada rumo à vice-reitoria? E que princípios norteiam essa caminhada?

Contamos com o apoio dos diversos segmentos da comunidade universitária, os técnicos administrativos, os discentes, os docentes e a comunidade do entorno da Universidade. Como princípio fundamental, tenho a valorização dos técnicos, discentes e docentes, pois o ser humano está sempre em busca de respeito, atenção e consideração. Em seu ambiente de trabalho ou estudo, as pessoas precisam se sentir realizadas, valorizadas e estimuladas a crescer. Dessa forma, acredito que a chave para o sucesso de uma empresa ou instituição e seu desenvolvimento é a valorização das pessoas. Não menos importantes, destaquei mais nove princípios que norteiam essa nossa caminhada rumo a vice-reitoria: Modernização e transparência; Excelência Acadêmica; Planejamento Estratégico; Sustentabilidade; Integração e Inovação; Gestão de Pessoas; Acessibilidade e inclusão; Política Social, Esporte e Lazer; e Infraestrutura.

Que compromissos serão diferenciais na sua gestão à frente da vice-reitoria da Universidade?

Pretendo aplicar a minha experiência profissional adquirida na iniciativa privada, onde atuei em diversos projetos como Engenheiro de Processo, Gestor de Projetos e Planejamento, e estreitar parcerias junto as instituições públicas e privadas dessa forma garantindo investimentos na Universidade, bem como absorção de força de trabalho. Não posso deixar de destacar a execução de planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições de maquinas e equipamentos; bem como o alinhamento com um regime financeiro e contábil que atenda as peculiaridades de organização e funcionamento da Universidade. E primordial a todos esses compromissos, a busca por recursos financeiros, juntamente com o futuro Reitor, para conclusão das obras em nossa Universidade.

A UFMA DO FUTURO é o seu lema de campanha como vice-reitor. Por onde passa esse caminhoO que fazer para que a UFMA consiga atingir esse ideal?

Com certeza, a UFMA do Futuro, passa pelos caminhos da modernização, sustentabilidade, integração e inovação. E esses são alguns de nossos princípios. Precisamos fomentar inovações tecnológicas que melhorem as atividades acadêmicas, administrativas e de gestão; Promover políticas para o pleno reconhecimento e valorização da excelência acadêmica dos diferentes perfis de atuação docente, seja no ensino de graduação ou de pós-graduação, na pesquisa ou na extensão; Proporcionar, incentivar e melhorar as publicações por docente em revistas nacionais e internacionais, rever a política de recursos captados e os critérios quanto à distribuição e bolsas de pesquisas; Apoiar e estimular ações que assegurem a integração do aluno na vida científica, social, política e cultural da comunidade; Valorizar os saberes tradicionais e da diversidade cultural; Estabelecer planos, programas e projetos de extensão, de pesquisa científica e de produção artística e cultural;Estabelecer uma política de esporte e lazer contemplando toda a comunidade acadêmica e continuar os programas UFMA Sustentável e UFMA Saudável em todos os campi. É importante também fomentar uma política de integração entre os campi e o Hospital Universitário, maior unidade acadêmica da Universidade, com projetos de extensão que valorizem os discentes.

Diante da atual conjuntura política e financeira do país, como pensar o desenvolvimento e crescimento da Universidade?

Precisamos ter uma política de integração e valorização dos discentes, técnicos e docentes. Aproximar e desburocratizar as relações universidade e iniciativa privada, ter maior transparência quanto aos gastos da instituição, da distribuição de bolsas, melhorar os laboratórios de ensino para os discentes.Quanto à infraestrutura podemos continuar desenvolvendo os programas quanto a Sustentabilidade na UFMA, com foco de melhorias e metas nos setores de orçamento, compras, pesquisa, internacionalização e prefeitura de campus.

A Consulta Prévia para os cargos de Reitor e Vice-Reitor acontecerá no dia 26 de junho, onde a votação será feita da forma tradicional, com cédulas em papel, e nominal por cargos.

Na oportunidade mais de vinte mil pessoas poderão votar, dentre elas, técnicos administrativos, discentes e docentes, da graduação e pós-graduação em todos os campi da UFMA (Imperatriz, Grajaú, Balsas, Bacabal, Codó, Chapadinha, São Bernardo, Pinheiro e São Luís).

Nenhum comentário:

Postar um comentário